Friday, July 21, 2006

Discurso que fiz para a 9ª Turma de Administração da Faculdade


DISCURSO DO PARANINFO

Agradeço ao Presidente da Mantenedora, Dr. Mário Guerra, nosso General da Educação por nos guiar neste incrível trabalho que é educar !! Além disto, por me permitir participar de dois projetos magníficos e relevantes: A Universidade de Sabará e o Projeto de Resgate Cultural da nossa querida Cidade.
Agradeço ao Dr. Marcelino Guerra, que trabalha praticamente 14 horas por dia em pró do desenvolvimento da Faculdade, e que acredita no meu potencial, além de participar ativamente do meu engrandecimento profissional. Poder ser merecedor da sua confiança é algo valioso e que nunca irei esquecer.
Parabenizo o Prof. João Pedro Martins, nosso Diretor Didático-Pedagógico, que juntamente com sua equipe por mais uma vez da um espetáculo de organização e brilhantismo neste momento tão importante para nossos formandos e para nossa Instituição.
Profa. Andréia Narcisa, Fausto, Samuel, Carlos e Denise, vocês são imprescindíveis !!
E apesar do enorme carinho que tenho por TODO, todo o nosso corpo docente, gostaria de reverenciar neste momento, alguns Professores que acredito serem imprescindíveis pelo fiel andamento das minhas atividades na Instituição. Em especial, o Dr. Rodrigo Maia e o Prof. Rogério Del Rio, sem esquecer dos Profs. Ari Drumond, Lúcio Antônio Castro, Miguel Ângelo, Ivan dos Santos, Eustáquio Evangelista e as Profa. Stefânia Santana e Eva Conceição. Verdadeiros e bravos guerreiros. Mestres competentes, comprometidos com esta magnífica arte que é lecionar !!

Bom, neste momento, gostaria de parabenizá-los pela escolha do curso:
MEDICINA !! Sim, Medicina !! Porquê afinal quem melhor que vocês para diagnosticar a saúde das empresas? Ainda mais em nosso país, em que dificilmente uma empresa consegue atingir seu 3º ano de vida. Em LETRAS !! Afinal, colocar idéias nos papéis é uma arte extremamente difícil. Pois o valor das palavras é transmitir um objetivo a ser alcançado. Não, não freqüentaram a Escola Superior de Guerra, mas aprenderam como ninguém táticas e estratégias de combate pela conquista de clientes e serviços. Em PSICOLOGIA, porque para comandar é primordial conhecer o ser humano. Saber transmitir valores, metas e entusiasmo. Em DIREITO, porquê saber defender seus interesses respaldados por leis, é uma tarefa árdua que requer conhecimento e dedicação aos estudos. Em PUBLICIDADE, para divulgar eficientemente suas empresas, serviços e produtos. Em HISTÓRIA, pois conhecer fórmulas de fracassos e sucessos passados é imprescindível para atingir o resultado da forma correta. Em ENGENHARIA, porquê no final de tudo, o que mais sabemos fazer é construir o progresso.
E após a contribuição de cada uma destas carreiras, estão hoje, aqui, recebendo o diploma de ADMINISTRAÇÃO !! Uma ciência que foi base do Império Romano e foi aperfeiçoada por potências como Estados Unidos e Japão que a utilizam eficientemente para manterem-se líderes globais.
E cá estamos, nós, Administradores, conhecidos como yuppies, com um carro importado, que usam um terno bem cortado, uma pasta estilo 007, uma caneta Montegrappa, celulares e notebooks de última geração conectados 24 horas com a internet. Mas pelo contrário, somos motivadores em potencial, costureiros de conflitos, apaziguadores de desavenças, atletas que ao contrário de baixarem tempos, buscam entregar serviço a tempo. Somos, então: ARTISTAS !!
Mas para chegar aqui, durante 4 anos, vocês abdicaram-se de passeios, viagens, namoros, filhos, bens materiais. Passaram o dia trabalhando e a noite em nossa Faculdade. Como foi árduo, sacrificante. Quantas vezes tiveram o desejo de abandonar esta rotina cruel, chutarem tudo pra cima. Mas pelo contrário. Foram valentes, determinados, buscaram e hoje estão aqui colhendo o resultado e vendo no rosto de cada familiar ou amigo a recompensa do sacrifício deste período !!

Bom, e agora, que tal falar do nosso romance? Reciprocamente cúmplice, repleto de admiração e encantamento !! Sim, praticamente um romance iniciado quando comecei a lecionar para vocês. Em um primeiro momento me mostrei frio e como alguns chegaram a dizer, um pouco arrogante. Mas em pouco tempo vocês desfloraram um cara bacana que aprendeu como ninguém a admirar a todos. Logo no início, vocês encheram meu Laboratório com salgados e refrigerantes para comemorar o aniversário dos colegas. Tivemos momentos marcantes, como meu aniversário surpresa, em que fizeram uma festa junina em uma sala de aula totalmente decorada com bandeirinhas e fantasiados com chapéus.
Eu em contra partida, já totalmente fã incondicional de vocês estive presente na grande maioria dos trabalhos apresentados pela turma, como ouvinte, como incentivador !! E até quando a Profa. Tatiane se ausentou já no 8º Período, lá estava eu, podendo fazer a última “chamada” como Professor da turma. Também fiz questão de estar em todos os dias das defesas de monografias, sendo um dos componentes da Banca!! Também estive em aniversários e até casamento. E terminamos com um churrasco fantástico em um sítio, em que por inúmeras vezes fui “convidado” a nadar de roupa!!

No esporte, então, sem comentários. Um caso à parte. Fomos gladiadores vitoriosos !!

Ø No primeiro campeonato, torci por vocês e vocês reciprocamente torceram por mim. E por estas coisas de destino, acabamos nos encontrando em uma final. Me senti na Copa de 94, no Brasil x Itália. Sabia que estaria feliz e triste ao mesmo tempo. E imitando a final desta Copa, nos pênaltis, EU VENCI !! Lembro do Flávius, chorando no vestiário por ter perdido o pênalti.

Ø No semestre seguinte, torci por vocês e vocês reciprocamente torceram por mim. E foram eliminados por um forte time que zombou de vocês. Prometi revanche. E nunca joguei tanto!! Chegou a ponto de um atleta rasgar minha camisa e ser expulso. E na final, com um ginásio lotado e com vocês a meu favor, VENCI NOVAMENTE !!

Ø Bom. E no semestre seguinte, após tanto EU torcer, vocês VENCERAM !! E como foi incrível. Afinal venceram o campeonato mais importante da história. Aquele que homenageava o 10º Aniversário da Mantenedora. E venceram os colegas do então 6º ADM que tinham um time mais forte. Em contra partida tinham um ginásio lotado torcendo por vocês. Foram tão carismáticos a ponto do colega Jonhatan, do time derrotado, desabafar após a partida: “perdemos, mas o título ficou em casa” !! Até carreata pelas ruas de Sabará fizeram pelo feito maravilhoso !!

E no futsal feminino? Imbatíveis, Avassaladoras, Belas, Valkirias. Jogaram 3 campeonatos, vencendo 2 e perdendo um numa falha do regulamento. Quando entraram em quadra, todos esperavam um espetáculo circense. Mas ao contrário, comandados pela Ana Cristina que se tornou o símbolo do futsal feminino, vi surgir jogadoras aplicadas, determinadas, que majestosamente enfeitiçaram e seduziram até mesmo os torcedores adversários. Serão para sempre a inspiração do esporte feminino da Faculdade!!

Finalizando, gostaria de reverenciar individualmente aqueles pelos quais meu coração jamais irá esquecer. Forjados em determinação, humildade, ética, caráter e todos os princípios básicos que moldam homens de verdade !! Nesta turma encontrei empreendedores, poetas, atletas, músicos.
Vocês foram fantásticos. Desde o início se envolveram em tudo. Comemorações dos aniversariantes do mês, comemoração dos aniversários dos professores, participação em visitas técnicas, semanas de iniciação científica, Inimigos Ocultos, teatro em homenagem aos mestres e inúmeras outras atividades. E lógico, para continuar na história, terminaram fazendo um churrasco, após o ensaio de formatura. Só vocês mesmos !!

v Adilson Determinado, trabalhador, calado, simples. Juntamente com sua esposa, até uma namorada tentou me arrumar. Nós 4 chegamos a sair pra jantar.
v Ana Cristina Tímida, doce, calada. Me surpreendeu ao pedir um torneio de futsal feminino, e surpreendeu a Faculdade inteira dando um show na quadra. E nos surpreendeu novamente, em sua despedida, quando deu um show de desprendimento na sua monografia.
v Angélica Sempre me chamando de Dindo, e presente no meu Orkut e em nossas conversas do MSN. Trabalhadora e interessada você deixa o dia de todos mais feliz, com sua gentileza e doçura, e espero que continue jogando Perfil ao meu lado!!
v Tony Tomando a frente da Comissão de Formatura da sala, deu um show de organização. Em seu trabalho há tempos um líder e em nossa Faculdade acabou conquistando não só o diploma, como também seu grande amor.
v Éric Foi um dos melhores alunos da sala. Destes sujeitos tímidos e quietos que sempre tomam decisões sábias e corretas. Além disto um grande dançarino juntamente com a Iara. Aquele show do sítio não iremos esquecer jamais.
v Geovani Mais conhecido como Bob. É o imigrante que chegou no final do curso e como goleiro, fez 1 dos gols do título na final do futsal. Parou por dificuldades, mas lutou e de volta a caminhada do sucesso, está aqui hoje conquistando mais esta vitória. Também foi meu sócio da Revista Exame.
v Hélio Fala comigo !! Bom de forró, achou que era atleta de esporte radical. Primeiramente “saltou” de peito no riacho de entrada do JP após conquistar o vice do futsal. E o “motocross”? Quebrou até a perna para que os colegas ficassem 1 semestre no 1º andar ! Além disto um cara carismático, de bem com a vida, além de ser trabalhador e determinado.
v Iara Somos um fã do outro. Me seduziu com uma garrafa de JP. Aprendi com ela esta arte de degustar tão preciosa bebida. Quantas vezes trabalhou até o dia amanhecer, e no dia seguinte, em um sábado, estava em sala de aula buscando conhecimentos para aprimorar seu negócio. Valente, determinada, você deu um show !!
v Ivair Sempre com tiradas engraçadas, mostrou-se um cara interessado, sempre trocando idéias com seus professores em busca de conhecimento. Suas ações são destas pessoas que realmente buscam ser líder.
v Josiane Minha doce Angelina Jolie. Meiga, tímida e ao mesmo tempo valente. Sempre carregando Michel e Flávius nos trabalhos da Faculdade. Poetisa, porta-voz da sala, passista dos Moralistas do Samba. Quero você também no meu time do Perfil.
v Kátia Eu sei, Eu sei !! Não é assim que você sempre nos interrompia? Deixará em nossas lembranças sua contagiante alegria. Além disto irei recordar da deliciosa canja de galinha. Continue sendo esta líder brilhante. E espero que em breve possamos contar com a Tati em nossa Faculdade, já que até gol ela fez em nosso campeonato.
v Luciana Talvez a que mais tenha amadurecido nesta sala. Entrou menina, subiu degraus, trocou de empregos e hoje dá um show na área bancária. E conquistou em nossa Faculdade, não só um diploma, mas também um amor pra vida inteira.
v Luiz Eduardo Ou Will. Amigo, companheiro, divertido e totalmente desprendido. Destes que fazem amizade fácil e se entrosam em qualquer ambiente. Além disto trabalhador e sempre pronto a nos dar dicas para melhorias.
v Luzia Conhecida como Luzia Zulu. Para minha satisfação, foi aprovada em 9º lugar como Analista de Educação do Estado. Além disto uma grande oradora, não só hoje, como em uma das mais belas apresentações de monografia da história da nossa Faculdade.
v Cida Empresária, empreendedora, uma das líderes da sala desde assuntos cotidianos, até outros de grande complexidade. Merecia um Oscar pelo roteiro que fez juntamente com a Kátia na homenagem ao dia dos professores. Além disto uma das pessoas mais ligadas a mim desta sala.
v Michel Quando entrou na Faculdade, lutou com dificuldades, mas com os conhecimentos adquiridos, e a perseverança presente foi galgando postos em sua vida profissional. Além disto, sempre engraçado, com tiradas divertidas, conseguia abrir um sorriso em nossas caras, mesmo nos dias mais difíceis. Você realmente é o "Caga" !! Além disto, um adversário terrível no Perfil !!
v Paulinho Um dos mais estudiosos da sala. Sempre calado, escutando e sabendo o momento perfeito de interceder da forma mais sábia. Você é um exemplo de como levar a vida com habilidade em busca do sucesso.
v Sérgio Homem sério, obstinado por resultado, sempre a busca da perfeição. Ao mesmo tempo capaz de participar de qualquer assunto, desde mergulhos, até suas experiências de vida. Além disto recebendo os professores com os deliciosos jantares das quintas-feiras. Não irei esquecer do frango ao molho de maracujá.
v Wellington Ou Catimbeiro. Sério, pacato, educado, fino. Destas pessoas tranqüilas no tratamento com as pessoas. Massssss, menos quando dentro de uma quadra, quando transforma-se num legítimo e valente argentino, fazendo gols e incendiando um ginásio com sua energia.

Esses são vocês. As pessoas que me encantam. As pessoas que quero presente e atuantes em nossa Associação de Ex-Alunos. Pois deixaram exemplos como estudantes e espero que continuem escrevendo esta linda história de amor em nossa Instituição.
Então, sucesso sempre e que Deus ilumine todos os dias de suas vidas !!
Muito Obrigado.

1 Comments:

At 6:12 AM, Blogger andressapolicarpo said...

Ró, achei interessante o este comentário sobre a nona turma de Adm....Turma boa, dedicada, aplicada, galera madura que levou a missão acadêmica a sério. Foi minha primeira turma. Senti saudades de todos! Valeu pelas recordações.

Sucesso a Todos nós!

 

Post a Comment

<< Home