Saturday, February 07, 2009

BBB Lixo !!


Outro dia assisti a um pedaço do BBB atual. E para ser sincero, não consegui ficar 10 minutos dando seqüência ao programa. Nunca, nunca acompanhei nenhum! E, como é assustador o espaço que a televisão da para tanta inutilidade!
Não quero bancar o “falso moralista”, como diz meu grande amigo Ulysses do RJ. Mesmo porque eu já tenho minha cota de programas que não abro mão e são um excelente hobby. Sou simplesmente um fanático por seriados americanos, mas dou espaço também para boas produções brasileiras, como “A Grande Família” e “Carga Pesada”. Mas tenho certeza, que os seriados que acompanho acrescentam algo de útil no meu crescimento pessoal e principalmente profissional. Que tal o “Grey’s Anatomy” que retrata o cotidiano hospitalar? E o “Desperate Housewives” que é o estudo puro da psicologia humana? Outro muito bom, “Lipstick Jungle”, que retrata pessoas de sucesso em NY! E como ninguém é de ferro, para passar o tempo assisto aos dramas “90210”, “One Tree Hill” (estes dois últimos servindo de referência por dar ênfase a situações do cotidiano escolar), Friends (comédia) e “Lost” (drama científico).
Porém o que a televisão brasileira deveria dar ênfase seria a programas que abrissem um horizonte para nosso povo. E não tem como comparar tv aberta com tv fechada, que apresenta programas de melhor qualidade. Mas a primeira também apresenta boas produções, como “Globo Repórter” (o da gastronomia italiana foi perfeito), o recém lançado “Realidade” com a Ana Paula Padrão (logo que voltei do Peru, ela apresentou Machu Pichu e foi um complemento de coisas que vi e explicações que não tive) e também o “Show Business” com o João Dória Jr. (sempre entrevistando personalidades, mas principalmente pessoas de sucesso profissional).
Porém a tv fechada, apresenta uma qualidade muito superior. Por exemplo, para o pessoal do mundo dos negócios, um obrigatório seria “Mundo S.A.” e para cultura geral, o “Pelo Mundo”, “Via Brasil” e “Manhattan Connection”. Além destes, na área de gastronomia, seria interessante assistir "Truques de Oliver" e "Menu Confiança". Que tal também os programas de entrevistas, que trazem pessoas que tem algo de bom a nos revelar? Neste quesito “The Oprah Winfrey Show” é imbatível! Tanto que eu já sabia quem era Barack Obama, anos antes do mesmo ser conhecido mundialmente. Isto porque tinha assistido a uma entrevista do mesmo neste programa e a apresentadora já alardeava que seria um futuro presidente americano!
Outro ponto falho no nosso crescimento, seria a falta de senso político. Lembro que no meio do meu curso superior, disputei uma eleição para Presidente do Diretório Acadêmico e houve disputa acirrada, debates calorosos e ambição pela vitória. E hoje, presencio esta juventude tão “vazia” sem saber o que está acontecendo no mundo. Praticamente não se fala mais em D.As, que sempre foram os berços dos políticos brasileiros. E talvez por isto nosso atual presidente tenha índices tão alto de aprovação popular!
E o que falar da leitura? Este um fiasco. Enquanto nossa média é de 2 a 3 livros por ano, presenciamos nossos “hermanos” lendo cerca de vinte livros no mesmo período. Isto para não falar dos periódicos que são uma fonte de informação imprescindível para um bom debate! Forço e passo trabalhos direto para meus alunos universitários, sempre citando 2 publicações que são verdadeiras jóias do conhecimento nacional: as revistas “Veja” e “Exame”. Mas para quem quiser, também existem outras boas como “Época Negócios”, “IstoÉ”, etc.
Novamente não bancando o “falso moralista”, sinto uma completa falta de paciência quando discuto assuntos importantes e vejo pessoas não sabendo em que “planeta estão” !!
E isto pra mim só tem um nome, “ignorantes de conveniência”, que se auto proclamam apaixonados por nosso país e sequer sabem os nossos verdadeiros valores e problemas!
Vamos sim, ser um grande país e estamos dia após dia melhorando nossos índices em todas as áreas, seja educacional, saúde, social, cultural (com grandes filmes produzidos, ao contrário daquelas pornografias do passado), etc. Porém se nos dedicássemos mais, conseguiríamos ser uma Coréia do Sul, que na década de 80 apresentava os mesmos indicadores do nosso país e hoje estão bem a nossa frente!
Então fica o meu conselho, para que cada vez mais, abrir nossas cabeças para coisas que realmente farão diferença em nossas vidas!
Um abraço.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home