Thursday, February 24, 2011

Grey’s Anatomy – Seriado Médico ou de Administração?


Basicamente o que é Administração? Nós Professores, ensinamos o que está nos livros, ou seja, “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, sendo composto de 5 tipos de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle”.

Mas hoje, existe um acervo de publicações e produções em televisão e cinema que são indispensáveis como complemento desta profissão ministrada em faculdades, pois retratam situações que os cursos demonstram somente como teorias e que muitas vezes colocadas em prática são “que afirmações de autores dissolvem-se quando postos em experimentação”.

Como publicações de alto nível, posso citar a Revista Exame, Época Negócios e Harvard Business Review que retratam situações do cotidiano do mundo corporativo, desde conflitos organizações a aplicações de situações da Abordagem Contingencial e Planejamento Estratégico. Outro exemplo interessante são artigos que demonstram como excesso de formalidades atualmente estão ultrapassadas e inclusive mudança no vestuário de executivos!

Na televisão, um dos melhores documentários é o “Mundo S.A”, transmitido pela Globo News, que apresenta empresas do mundo inteiro que buscam seu espaço no mercado de produtos e serviços. E finalmente no cinema filmes como “Uma Mente Brilhante” que são um clássico exemplo da aplicabilidade da disciplina Pesquisa Operacional, “O Diabo veste Prada” que apresenta Administração Geral, “Ferrari – A Paixão de um homem” que aborda Planejamento Estratégico e Marketing e finalmente “Despachado para a Índia” que mostra o que é a Terceirização e Meritocracia.

Mas pessoalmente, o seriado Grey’s Anatomy que mostra o cotidiano de um Hospital Escola em Seattle é meu preferido nesta função, pois apesar do tema ser médico, tem inúmeros aspectos que o ressalta como seriado de Administração.

Questões cotidianas como vazamento de água em um teto, que obriga o Chefe Webber a interditar um andar de cirurgias e até mesmo transferir algumas para outros hospitais, captação de recursos para pesquisas junto a investidores, sucessão no comando e também a importância da hierarquia nas organizações. Este último, em episódios mostrando residentes confrontando seus chefes! Importante notar que a hierarquia das poucas vezes que foi “quebrada” foi por uma questão amplamente amparada jurídica e profissionalmente e com a autorização do topo do comando! Outro episódio exemplar, foi o que abordou o tema “Ética” que é um disciplina dos últimos períodos do curso de Administração. A situação foi um paciente (prisioneiro) condenado a morte que poderia ser doador de uma criança e pede para não ser salvo no hospital. Porém o médico opera, salvando sua vida sob a alegação que seu juramento “era pra salvar vidas”. Dias depois o prisioneiro é executado.

Porém o que me inspirou de fato foi o episódio deste mês que mostra a Dra. Bailey twittando suas operações e sendo acompanhada por um alto número de estudantes e colegas de profissão, mostrando a importância das redes sociais! O Chefe Webber a proíbe de utilizar este microblog por não conhecer a ferramenta e por acaso acaba vendo na prática a real utilidade desta ferramenta, durante uma complicação em uma cirurgia em que recebe informações e sugestões de diversos usuários desta ferramenta que acabam ajudando a salvar a vida do paciente e ainda fornecem equipamentos para tal tarefa! Obviamente, o mesmo acaba rendendo-se ao Twitter e incentivando sua utilização.

Abaixo segue o link que o site Terra disponibiliza gratuitamente para que todos possam acompanhar este seriado de alto nível produzido pelo canal Sony. Boa diversão a todos!

http://terratv.terra.com.br/Diversao/Series-e-Filmes/4163/Greys-Anatomy.htm

7 Comments:

At 3:22 PM, Blogger wrffreitas said...

Muito bacana mesmo, quero assistir e acompanhar pelo que voce postou! Valeu pela dica.

 
At 3:29 PM, Blogger Administração said...

Interessante. Gostei deste tópico sobre Administração!

 
At 3:30 PM, Blogger Administração said...

valeu gostei muito da esperiencia

 
At 3:35 PM, Blogger nandosilva said...

essa ferramenta esta sendo utilizada ate nos seriados americanos, para mostra a importancia desse ferramenta para o dia atuais.
como o DR. Webber utilizando essa ferramenta pode salvar uma vida atraves das outras pessoas que estavam utilizando a ferramenta.

 
At 3:37 PM, Blogger liviamarina said...

Com certeza as redes sociais são importantes para a comunicação, socialização e aprendizado.

 
At 3:43 PM, Blogger administrando pro futuro said...

Relmente hoje fiz o meu blogger e meu twitter legau ,mas tenho que me aperfeisuar ,aida mais

 
At 7:26 PM, Blogger Patrícia Proti said...

muito bom mesmo... o episodio de domingo foi espetacular... tem muito de adm mesmo!

 

Post a Comment

<< Home