Monday, October 05, 2009

Beirando a perfeição !!


Era pra ser só um trabalho de Iniciação Científica! E eu que nunca tinha orientado um trabalho que a primeira vista é bem simples, resolvi comprar este desafio. Primeiro ao colocar 53 alunos “nenéns” para executar um trabalho de veteranos a beira da formatura, e segundo unir uma turma heterogênea neste desafio!
Tudo bem que o tema era fantástico, porém uma incógnita para estes alunos que na maioria não conheciam a Starbucks Coffee, e sequer já tinham ouvido falar da mesma!
Mas mesmo assim, inspirado em Jack Welch (o executivo do século), sim .. aquele que dizia que devemos sempre ser o 1º ou 2º lugar, me dediquei com coração no sucesso deste projeto!
O objetivo inicial? Mostrar para meus alunos na prática, questões como resiliência, morfogênese, check-list, qualidade total, trabalho em equipe e até o que não estava previsto acabou ocorrendo, como o conflito organizacional! Não imaginava que o trabalho seria tão completo! Tinha em mente, mais do que mostrar todas estas especificações do mundo da Administração, unir a turma para melhorar o desempenho dos meus alunos rumo ao sucesso profissional! E até aluno dispensado da disciplina fez questão de participar!!
Iniciamos dividindo todos em grupos como Financeiro, Marketing, Engenharia, Palestra, Segurança e Baristas. Depois reservamos duas salas para iniciar com a palestra e em seguida mostrar para nossos convidados o funcionamento da réplica da cafeteria na Faculdade. Diversos professores estiveram presentes e também alunos de outros períodos superiores, que perplexos aplaudiram o desempenho acima da minha expectativa!
Brilharam tanto, ao ponto de após uma palestra magnífica, serem argüidos como qual o significado do símbolo da empresa e terem a resposta na ponta da língua! Só não chegaram a perfeição, pois não tiveram uma única (só 1) pergunta respondida! (Qual o valor da marca Starbucks?).
Tímidos se soltaram, agitados se controlaram e ao final mesmo que no último dia, TODOS se entregaram ao sucesso da apresentação do trabalho! O sucesso foi tamanho ao ponto de outros períodos que se apresentaram ficarem perplexos com tamanha desenvoltura destes novatos! Até camisa personalizada foi confeccionada!
O objetivo ultrapassou sua meta! Ou seja, fazer com que todos estivessem confiantes em si próprios! Fortes, Valentes! Se sentindo na crista da onda, sendo o camisa 10 do time, o número 1 da Instituição! E do fundo do meu coração, senti meus alunos no seu dia de “Dono do Mundo” !!!!
Obrigado a todos vocês pela entrega, obrigado pela dedicação, obrigado por não me decepcionarem na execução deste projeto! E que nosso próximo projeto alcance o mesmo sucesso no próximo semestre!
Finalmente um agradecimento a esta empresa fantástica, deste país maravilhoso que são os Estados Unidos (o qual tive a oportunidade de morar) que inclusive é estudo de caso nas maiores universidades do planeta e que serve de referencial no mundo corporativo! Em breve estaremos conforme convite da empresa, visitando uma Starbucks (provavelmente em Campinas) para ampliar nossos horizontes!!
Vocês brilharam!! Estou orgulhoso ..

4 Comments:

At 6:17 AM, Blogger вяµиล √เэเяล said...

Como está descrito, nosso trabalho foi BRILHANTE!!!
Obrigada por acreditar em nossa capacidade e vivenciar conosco essa experiência.

 
At 4:05 PM, Blogger Poliana ADM said...

Nosso trabalho foi show,superou todas as nossa expectativas!!!
Mas lembrando que sem você não conseguiriamos chegar a tal ponto!
Obrigada por nos empenhar e acreditar na nossa capacidade de provar que podemos ir muito além do imaginamos!!!!!!!!!rsrsrs

 
At 5:59 AM, Blogger Geraldo Magela Silva said...

A primeira esperiencia de trabalho em grupo, passou por todas as provas, desentendimentos, envolvimento, dedicação, surpressas, e desafios... o resultado não poderia ter cido melhor....

 
At 7:25 AM, Blogger A procura de Conhecimentos said...

Ó nosso trabalho sobre a Strbucks Coofee foi realmente maravilhoso..
Fomos uma equipe fantástica e fizemos o que nos foi proposto de maneira a qual conseguimos realizar nosso projeto.´
Parabéns a toda a equipe que teve empenho para dar um efeito brilhante aos visitantes da nossa mini Starbucks.
Abraços!!!!

 

Post a Comment

<< Home