Friday, August 28, 2009

A paixão chamada Starbucks Coffee


Que meu coração é italiano, não é segredo pra ninguém! Porém após meu amadurecimento, outra paixão surgiu com intensidade maior, no momento que pude morar neste país fantástico que são os Estados Unidos! E antes mesmo de ter tido o privilégio de viver neste lugar maravilhoso, já me fascinava suas marcas, suas conquistas, sua importância em nível mundial mostrando porque são os líderes do Soft Power.
E recentemente uma empresa chamou meu interesse pela sua história interessante que é a Starbucks Coffee, ao ponto de eu estar estudando minuciosamente sua trajetória e pela primeira vez orientar uma turma de graduação universitária na Semana de Iniciação Científica. Meus interessados alunos do 2º ADM apresentarão no dia 1º de outubro uma palestra e na sala ao lado irão montar uma réplica da cafeteria para servir a Comunidade Acadêmica.
No momento meu livro de cabeceira é “A Estratégia Starbucks”, que já inicia com “somos catadores de papel. Usamos aventais verdes e procuramos o livro que você pode ter esquecido em nossa cafeteria. Somos o pessoal que sorri todas as manhãs, do outro lado do balcão, quando você pede sua bebida de sempre ....”
Minha primeira experiência com a Starbucks foi em Lima, no Peru, no Shopping Larcomar, que tem uma vista maravilhosa para o Oceano Pacífico. Desde então, me interessei cada vez mais pelos números da empresa e sua história de sucesso. E que por estas coincidências, foi fundada no ano do meu nascimento (segredo .. rs) e teve seu ápice quando Howard Schultz entrou na empresa quando em viagem a (onde mesmo??) Itália, conheceu os famosos “café expressos” de Milano e teve a idéia de levá-los para Seattle (que por sinal é o local onde é narrada a história do meu seriado favorito – Grey’s Anatomy). Quanta coincidência!!
E recentemente pude retornar, só que desta vez em Campinas, apreciando um clima gostoso (muito, muito frio), além de bebida e comida deliciosas, e de boas companhias.
A empresa chegou a ter mais de 6.000 unidades em 30 países e com a crise teve estes números reduzidos. Suas ações chegaram a subir 5000%! E hoje inova a cada dia mais para conquistar e encantar novos clientes pelo mundo.
Em nosso país a empresa chegou através da empresária Maria Luisa Rodenbeck que faleceu em um acidente de carro, quando se dirigia para compromissos da empresa. (Seu marido é sócio do Outback e trouxe as franquias do McDonald’s para o Brasil).
Além deste livro também foi publicado entre outros, o “A Febre Starbucks: Uma dose dupla de cafeína, comércio e cultura” e “Como a Starbucks salvou a minha vida”.
Então que a Starbucks sirva de referencial para nosso progresso profissional e nos inspire a cada dia mais mirar histórias de luta, perseverança, paixão e vitórias rumo ao sucesso! E que toda esta inspiração faça a diferença em nossas vidas, tanto pessoal como profissional!
Ah, e que nossa apresentação seja inesquecível na Semana de Iniciação Científica !!

Quem quiser visitar o site da empresa é: http://www.starbucks.com.br

29 Comments:

At 6:50 PM, Blogger Gabi Duarte said...

Muito interessante o texto sobre a Starbucks Coffee!
Está dando até vontade de conhecer uma mesmo, para poder apreciar o trabalho deles.

 
At 7:43 AM, Blogger Administração é uma arte said...

A peculiaridade do texto, e a paixão ao expor alguns detalhes da Starbucks Coffee, aguça minha curioside de conhecê-la pessoalmente. Parabéns por transparecer tamanha admiração e abrilhantar ainda mais o sucesso que a Starbucks possui de conquistar clientes. Começo a formar meu conceito, dessa empresa que conquistou uma pessoa que tanto admira a cultura, com certeza a Starbucks é um ícone para os administradores e todas outras classes de visitantes que tem o privilégio de conhecê-la

 
At 9:23 AM, Blogger Carlinha said...

Sensacional!!!!! Ainda não tivemos a oportunidade de conhece-la, mas parece ser realmente muito atrativa.... Para nós, futuros administradores a Starbucks Coffe é um exemplo para podermos seguir objetivos e estratégias.
"Starbucks Coffee" is a great place!!! I will go there one day!!!!

 
At 1:56 PM, Blogger Josi Karine said...

Concerteza, não pode se negar que a Starbucks é uma das referências hoje no mercado mundial, para os administradores, com excelentes números vem conquistando a todos com sua história e seu crescimento. Com a divulgação exemplar que estamos tendo com o professor Rogério, fica tentador o convite de conhecer a famosa Starbucks e suas maravilhas.

 
At 2:36 AM, Blogger Geraldo Magela Silva said...

Falar da Starbucks Coffee Company, nos dá a oportunidade de conhecer e entender o que é ser sucesso de administração.

 
At 12:52 PM, Blogger ADMINISTRANDO.COM said...

A estrutura da Starbucks Cofee e muito atrativa, chamativa, e é um diferencial, o modo de servir incontáveis opções e combinações de bebidas e além de poder ser levado para casa.
Cafeteria Top de linha.

 
At 7:56 PM, Blogger вяµиล √เэเяล said...

Faltou enumerar uma coincidência:
encontrou pessoas preparadas para realização do trabalho!!!Estamos juntos nessa!!!(até eu que nao gostava de café, comecei a gostar rsrsrs...)

 
At 1:51 PM, Blogger A procura de Conhecimentos said...

Para nós, estudantes de Administração, é sempre importante conhecer a estrutura de uma empresa de sucesso como a Starbucks Coffe. É muito construtivo conhecer sua fórmula de sucesso: Serviços e produtos diferenciados e qualidade incontestável,a escolha bem arquitetada da localização de suas lojas. Aproveitando o ensejo, vale ressaltar que, à sua formula de sucesso soma-se a responsabilidade social, ampliando sua importância, ao apoiar comunidades, preservar o meio ambiente e respeitar as origens nas localidades onde atua.

 
At 3:55 AM, Blogger karininha/ina said...

O modelo de administração da Starbucks, deveria ser copiado por outros ramos de atividade. Bons exemplos servem de motivação.

 
At 4:44 AM, Blogger Alice said...

Como é bom saber que ainda existem bons administradores para nos espelharmos, a Starbucks Coffee é um exemplo vivo disso.

 
At 6:24 AM, Blogger Renata said...

Falar de algo sem conhecer é bastante complexo, contudo porém, a paixão transmitida é tão contagiate que já da pra fantasiar como é ESTAR na Starbucks. E isso que é interessante, transmitir o sentimento...

 
At 6:30 AM, Blogger PAULA FRANC said...

A STARBUCKS COFFEE PROMETE MESMO NOS CAUSAR PAIXÃO, NOS ABRE TAMBEM UM LEQUE VASTO DE CONHECIMENTOS PARA A CARREIRA DE ADMINISTRADOR, ESSA SUA PAIXÃO ESTA CONTAGIANDO E NOSSA SENAMA DE INICIAÇÃO PROMETE ABALAR AS ESTRUTURAS!

 
At 7:04 AM, Blogger Angelica Almeida said...

incrivel a historia da starbucks coffe e o mais interessante é essa paixao q vc tem por ela, estou com agua na boca pra provar de seus famosos cafés.

 
At 7:48 AM, Blogger Marcos 100% Máfia Azul said...

Muito bom,são exemplos como este que cada vez mais nos encorajam a nos dedicar a arte da administração!

 
At 8:21 AM, Blogger Whitney Michael said...

Texto interessante!
Essa paixão pela Starbucks começou antes ou depois da descoberta dessas inumeras coincidências?

 
At 8:36 AM, Blogger Administradora do futuro said...

Gostei muito do texto ,e facinante saber como uma boa administração pode fazer com que uma empresa se multiplique.Tenho a plena certeza que vou adorar fazer este trabalho.

 
At 9:19 AM, Blogger Renata Bedê Chagas said...

Como posso comentar de um assunto que não tenho conhecimento? Me lembro de alguma vez, não sei onde e como, já tinha ouvido falar da Starbucks. Mais só o que tenho conhecimento até então, é que ela é uma grande rede especializada em café... Mais Professor Rogério, preciso conhecer realmente a história da Starbucks para poder comentar algo concreto e consequente me tornar uma apaixonada pela Starbucks Coffee.

 
At 11:04 AM, Blogger Anália said...

A forma como voce exprime a paixão pela Starbucks Coffee desperta em nós o interesse de vivenciar essa experiência!!!

 
At 12:07 PM, Blogger Poliana Lopes ADM said...

Como alguns da turma já disse, estamos ansiosos para tal experimento!!!

 
At 12:33 PM, Blogger Martins said...

Ta tudo muito bem, ta tudo muito bom mas é o seguinte, falar da Starbucks é um previlégio para poucos, meu coração se exalta nesse momento pq não sou um desses poucos, portanto Visacro seu texto ta bunitinho e coisa e tal, realmente demonstrar o que bons administradores são capazes de fazer, mas pra mim ta valendo, vou ficando por aqui e até mais, aquele abraço.

 
At 1:23 PM, Blogger adil82 said...

Muito me alegro de conhecer a história da Starbucks, e poder fazer dela, parametro para minha jornada dentro do curso de administração. Que desse referencial possa surgir idéias, e informações úteis na minha vindoura profissão.

 
At 1:23 PM, Blogger WELLINGTON TICO said...

INTERESSANTE ESSE POST SOBRE A STARBUCKS, MOSTRA O QUANTO ESSA EMPRESA É GRANDIOSA!

 
At 2:26 PM, Blogger Luciana Chagas said...

Interessante!
Fiquei admirada com a Administração da Starbuckscoffee...
Acredito que todas as empresas deveriam seguir esse modelo de administração.

 
At 2:26 PM, Blogger Luciana Chagas said...

This comment has been removed by the author.

 
At 3:28 PM, Blogger Alessandra Dorneles said...

O texto e bastante interessante, A administração da STARBUCKS COFFEE e de admirar e de pegar como exemplo para minha carreira como administradora.

 
At 4:17 PM, Blogger Administração said...

A Starbucks Coffe é uma empresa com uma história admiravel!
Porem, o Coffe não cabe meu bolso rsrsrsrs

 
At 7:29 PM, Blogger Joaquim gomes said...

Impressionante!!! Pra ser sincero nunca tinha ouvido falar da Starbucks Coffe , e vou procurar saber um pouco mais sobre ela...
um show na administração concerteza .
Ah e peço desculpas pelo horário que estou postando, mas é o único tempo livre que tenho no dia para poder entrar no blog e comentar... pois na minha empresa é bloqueado.

 
At 5:11 AM, Blogger Elen said...

Starbucks Coffee vai ser o diferencial em 2009 na Semana Cientifica da Faculdade de Sabará!!!

 
At 6:09 AM, Blogger Pri said...

Muito bacana sua postagem, sabendo tudo isso sobre a STARBUKS COFFE, deu até vontede de conhecer.....
Ela é um exemplo de empresa em questão de estratégias e de como chegar a exelência.

 

Post a Comment

<< Home