Thursday, January 26, 2012

Quando os filmes nos ensinam Administração

Administração, como aprendemos nos bancos de Faculdade, pode ser definida como “o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos, sendo que abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas de processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.” O curso ministrado em quatro anos habilita o futuro profissional a administrar e gerir as empresas de forma a maximizar resultados e minimizar custos e recursos de forma eficiente.

Porém, na televisão e cinema, está disponível um considerável acervo para servir de complemento aos interessados nesta profissão que demonstra, como muitas teorias quando colocadas em prática, “dissolvem-se quando postas em experimentação”, segundo a Teoria Clássica.

Para os interessados, os programas Mundo S.A. exibido pela Globo News e o Show Business são muito interessantes. Além destes, a dica é um seriado que, apesar de ser sobre o cotidiano hospitalar, apresenta inúmeros focos de Administração: Grey’s Anatomy. Pode-se citar neste seriado um capítulo em que o Chefe Weber, ao administrar o vazamento de água em um teto do hospital, vê-se obrigado a interditar um andar de cirurgias e até mesmo a transferir algumas destas para outros hospitais. O seriado traz também atitudes como a captação de recursos financeiros para pesquisas junto a investidores; processos de sucessão na chefia, além da importância da hierarquia nas organizações. Em diversos episódios, o tema Ética é explorado. Por exemplo, quando um paciente é condenado ao corredor da morte e sugere morrer no hospital e doar seus órgãos, porém o Dr. Shepherd enfatiza que, pelo seu juramento, ele deve salvar vidas! Recentemente, até ferramentas como twitter e facebook foram apresentadas pela Dra. Bailey que convence seu chefe da Geração X a aprovar a utilização das mesmas no Hospital.

Quanto ao cinema, inúmeros são os filmes disponíveis para aqueles que têm em suas mãos o poder de tomar uma decisão que afetará pessoas e organizações. Posso citar o “Diabo veste Prada”, que mostra a aplicabilidade da disciplina Administração Geral, utilizando-se de conceitos como networking (Andy consegue o manuscrito inédito de Harry Potter), tomada de decisão (quando a mesma segue para Paris), negócios (quando Miranda fala para Andy sobre os valores financeiros e sobre os empregos gerados pelo mundo da moda, além da dedicação da jornalista à empresa que até muda o modo de se vestir.

O filme “Ferrari – A paixão de um homem” já demonstra Planejamento Estratégico e Marketing, quando Enzo vende seu sonho de construir uma empresa emblemática, ao buscar recursos para a mesma. Em outra cena, o personagem explica ao seu filho a correlação de uma lancha com um navio. Ele fala que a lancha move-se rápido, apesar do navio ser mais poderoso, e que a Ferrari deveria ser grande e veloz. Também mostra naquela época a tentativa de fusão da empresa com a Ford, experiência que se tornou comum nos dias atuais, como a união de Fiat e Chrysler.

No filme Despachado para a Índia, podemos ver como a terceirização foi tão bem utilizada por empresas globalizadas, além do conceito de meritocracia. Além disto, o filme, de forma simpática, mostra o interesse das multinacionais pela cultura dos países e consumidores em que atua. Este quadro pode ser visualizado na cena em que Todd Anderson explica para os vendedores como vender marcador de gado, e uma funcionária retruca solicitando que o mesmo aprenda um pouco sobre a Índia antes de treiná-los! Outra cena interessante é quando Todd contrata um “eletricista” para retornar a energia da empresa em um momento de crise, prática esta mais comum em países em desenvolvimento.

Posso citar também o filme “O Quarto Poder”, que traz o repórter Max Bracket demonstrando a aplicação do Soft Power aprendido em Teoria da Administração, tão atual nestes dias. A disciplina Pesquisa Operacional já pode ser visualizada em “Uma Mente Brilhante”, pois a matemática é utilizada no filme em diversos momentos. Hoje, as empresas buscam incessantemente profissionais capacitados na utilização desta disciplina. Um dia de cão, estrelado por Al Pacino, já nos ensina o poder da negociação. Jerry Maguire – A grande virada também se torna atual principalmente pela forma como o esporte se tornou um negócio e pela proximidade da Copa e da Olimpíada em nosso país. A Rede Social é outro destaque ao contar a história da criação do Facebook por Mark Zuckerbert e pelo brasileiro Eduardo Saverin. Mais recentemente nas telas de cinema assistimos “Wall Street – O dinheiro nunca dorme” com Michael Douglas que demonstra as origens de todo este colapso financeiro que o mundo vive!

Então a dica é comer uma pipoca, convidar seus colegas de curso e curtir este acervo de filmes relacionados ao curso!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home