Friday, March 16, 2012

ESTADOS UNIDOS: Sinônimo de educação

A crise que abala uma grande parte dos países em todo o mundo, analisada em seus aspectos econômico, educacional, cultural e até esportivo, atingiu também o poderoso Estados Unidos, maior potência do planeta. No entanto, ao analisar a educação superior americana, verifica-se que as grandes universidades, referência educacional, pólos de pesquisas avançados e inovação, não foram atingidas pela crise. Causa curiosidade saber o porquê das mesmas não sofrerem com a crise.

Inúmeras explicações são possíveis. Inicialmente posso citar a questão vocacional desse país, pois sempre teve e continua tendo suas portas abertas aos grandes cérebros do mundo, que encontram ali as condições necessárias para seus projetos e pesquisas. O famoso cientista alemão Albert Eisten e o médico italiano Mario Capecchi, que conquistou o Nobel de medicina, por ali passaram. A iniciativa privada, através dos Venture Capitalists é outra aliada da educação, pois disponibiliza vultosos recursos financeiros para projetos que são desenvolvidos nas universidades e depois passam a ser comercializados. Outro fator importante é a grande procura pelos seus cursos que, mesmo possuindo altas mensalidades, têm todas as vagas preenchidas. A doação, também, é uma modalidade tradicional de obtenção de recursos nos EUA. Desde anônimos, ex-alunos das universidades até mesmo cidadãos de outros países enviam recursos para a educação. Basta citar que Harvard foi criada quando John Harvard, um rico pastor doou imóveis e mais de 400 livros para fundar uma universidade em 1638. Hoje, a instituição que leva seu nome possui 594 prédios e 43 prêmios Nobel, além de sete Presidentes Americanos. Por fim, os departamentos de economia das universidades utilizam seus professores para administrarem aplicações, desde financeiras até imobiliárias, para aumentar os recursos das mesmas.

Segundo dados da Times Higher Education, um dos mais respeitados, das 14 melhores universidades do mundo, somente três não são americanas e a que ocupa o primeiro lugar é a Califórnia Institute of Technology, instituição que possui 32 ganhadores do Prêmio Nobel. Das 200 melhores, 75 são dos Estados Unidos. Ainda, está na costa leste deste país a poderosa Ivy League que congrega as oito melhores universidades como Harvard, Brown e Princenton. As universidades americanas, também, são referência quanto à oferta dos cursos de MBA – Master of Business Administration. De acordo com dados publicados pelo Financial Times, instituições como Wharton, Stanford, Columbia, Booth, Kellogg e MIT estão entre as primeiras colocadas.

Além das explicações apresentadas, a iniciativa privada americana tem grande importância na educação e capacitação para o trabalho. Ela é referência com suas universidades corporativas, como a Cotronville, criada por Jack Welch, executivo do século, na cidade de Ossining com uma filosofia de ensino que desse conta de capacitar sua própria mão de obra. Com isso, os 12 presidentes da GE foram moldados e capacitados dentro da própria empresa. Outras corporações como MacDonald’s, IBM, e Apple, também, possuem suas universidades com essa filosofia e, atualmente, somam quatro mil instituições. No Brasil, este modelo já existe desde 1992, criado pela rede hoteleira Accor e adotado pelas empresas Ernst & Young, Petrobrás, AmBev, Vale, entre outras.

Finalmente, Estados Unidos é o país que mais registra patentes no mundo. Só em nanotecnologia possui uma soma superior a de todos os outros países. Investem pesado em biotecnologia, energias renováveis, além de outras áreas do conhecimento, gerando produtos e serviços utilizados em todo o planeta. Portanto, investir em uma educação que desenvolve pesquisas e capacita para o trabalho é retorno garantido.

Entre nós, existem pessoas equivocadas torcendo para que a crise nos EUA aumente, se esquecendo que ele é um dos principais parceiros comerciais do Brasil e possui uma base fundada na Educação. Ao contrário disso, investir na aquisição de conhecimento, capacitação e titulação, uma vez que o melhor avaliador do seu curriculum e de suas habilidades é o mercado de trabalho, pode ser um caminho inteligente a ser percorrido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home