Friday, May 25, 2012

BRASIL: um país que precisa de educação


O Brasil vive, atualmente, um dos períodos de maior prosperidade e riqueza de sua história. É visível que países de todo o mundo estão atentos às mudanças ocorridas aqui e isso contribui para a melhoria dos nossos principais indicadores. Verdade seja dita, um dos principais responsáveis pelo nosso sucesso é a grande demanda mundial, principalmente da China por causa de nossas commodities como petróleo, grãos e minerais! Mas é verdade também, que nossos processos melhoraram consideravelmente.                                                               

Porém, o que me preocupa enquanto educador é a grande quantidade de recursos financeiros disponíveis para investimentos em várias áreas e a Educação Básica e Continuada sendo deixada a margem deles. Por falta de investimentos em Educação, verdadeiros fiascos são cometidos por nossos estudantes nos principais exames mundiais dos quais participam. Não é necessária comprovação oficial de tais fiascos, pois absurdos escritos são percebidos constantemente na atualidade, gerando inúmeras piadas conhecidas como “pérolas do ENEM”,  enviadas por e-mail ou publicadas em redes sociais.  Além disso, inúmeras vagas de trabalho acabam sendo preenchidas por estrangeiros que chegam ao nosso país fugindo da momentânea crise financeira que assola seus países. Muitas vezes isso acontece porque nossos estudantes não têm qualificação, não dominam a linguagem escrita de nossa Língua e não apresentam proficiência em Língua Inglesa!

Causa-me espanto perceber que um país como o Brasil, possuidor de material humano para ser uma das maiores potências econômicas do mundo, relega ao segundo plano os profissionais da Educação Básica, responsáveis pela formação dos futuros universitários e trabalhadores brasileiros. Por falta de candidatos interessados na profissão de professor, que tem baixa remuneração, falta de respeito dos alunos e falta de reconhecimento da Sociedade, cursos como o de Letras praticamente foram extintos da maioria das universidades. Outros cursos como História, Geografia, Pedagogia, Matemática e até Física, também, passam por situações semelhantes! Não podemos esquecer que esses cursos são os que formam professores com licenciaturas para ministrar aulas. Para substituí-los, cursos técnicos foram implantados com sucesso! Um sucesso que não exige capacidade para escrever e manusear a Língua Materna, portanto não necessita de professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, oriundos do Curso de Letras. Pra se ter uma ideia, segundo levantamento da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), dos 38 países participantes de uma pesquisa, apenas Peru e Indonésia pagam salários piores que o Brasil aos professores do ensino básico. Nos outros seguimentos da Educação não é diferente. Um problema perceptível, no atual cenário educacional brasileiro, é a falta de professores para lecionar em inúmeras escolas. Futuramente, outros problemas ainda irão aparecer. Profissionais do Curso de Letras, além de lecionar, completam o salário atuando em outras áreas. Só para exemplificar, a Professora Mestre Maria Helena Alves Rocha orienta, metodologicamente monografias, dissertações e teses, revisa obras para Editoras, faz a revisão de todos os meus artigos e, recentemente fez a revisão do meu livro intitulado Ases da Administração, escrito com meus alunos do Curso de Administração e publicado no último mês.

Em via contrária, países como Finlândia e Coréia do Sul, presentes nas primeiras colocações da pesquisa no quesito Educação, adotam políticas de boa remuneração e reconhecimento aos profissionais do setor. Só para ilustrar, os Professores aí têm status nacional e são reconhecidos como pilares do desenvolvimento econômico e social dos seus países. São profissionais que trabalham motivados, incentivando e servindo de inspiração a seus alunos, pois contam com recursos tecnológicos de ponta e internet em altíssima velocidade. Lembram-se de quando estudávamos Geografia com um globo terrestre ou com aqueles inúmeros mapas afixados nas paredes? Hoje, com softwares avançados, até imagens em 3D podem ser obtidas e projetadas em salas de aula! Abro parênteses para citar meu colega coreano Chul Min Yang, do curso que fiz no Canadá na PLI – Pacific Language Institute. Ele tinha aula de 9 às 22 horas diariamente e isso é normal no seu país. Na década de 80, nossos indicadores eram superiores ao da Coréia do Sul e hoje eles estão bem à frente com a simples fórmula de investir com entusiasmo em Educação! Caminhos existem e podem ser trilhados com seriedade.

Aproveito para parabenizar a Presidente Dilma, por celebrar parceria com a Universidade de Harvard e com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) quando foi elogiada pelo empresário Jorge Paulo Lemann, ex-aluno da primeira instituição. Lemann, que possui uma Fundação com seu sobrenome, tem convênio com seis universidades americanas: Harvard, Stanford, Columbia, Yale, Illinois e Universidade da Califórnia. Certamente, a parceria selada pela Presidente Dilma é uma utilização louvável de recursos financeiros públicos, pois não bastam inúmeros programas assistenciais que não melhoram a capacitação do nosso povo. Assim, o atual governo acredita, ao contrário do último, que seguindo o exemplo de países como China, Japão, Coréia do Sul, Índia e outros, pode-se alcançar desenvolvimento por meio de Educação. Os países citados possuem uma grande quantidade de alunos nos Estados Unidos, mostrando que o desenvolvimento dos países deve passar pelo aperfeiçoamento nos bancos universitários americanos! Portanto, investimentos na Educação é possível, basta trilhar o caminho daqueles que já o encontraram!

Em tempo: no último dia 23 de abril, dia da morte de Cervantes e o dia de São Jorge, Padroeiro da Catalunha, foi comemorado o Dia de Letras de Espanha.  Essa data foi instituída pela ONU em 1993 como o Dia do Livro. Portanto, meus parabéns a todos os Professores de Letras, que têm meu mais alto reconhecimento por contribuírem na formação de um povo mais consciente do valor da Língua Materna, pois um povo que cuida de sua Língua transforma seu país na potência que merece ser!

Um abraço.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home