Wednesday, July 11, 2012

Educação até no mundo do esporte



Outro dia, estava reunido com meu pai e amigos e discutíamos sobre esporte e formação profissional! O foco da discussão era a dúvida sobre se é importante ter formação superior e estar constantemente estudando para ocupar funções técnicas e gestoras no esporte, em especial no futebol!
 A conclusão foi a seguinte: assim como em todas as áreas, é importante estudar também para atuar no esporte, porque o tempo em que os jogadores jogavam por amor às camisas dos clubes, tirando raríssimas exceções ficou para traz. Além disso, as competições se tornaram grandiosas da organização às vultosas transações financeiras. Por isso, conhecimentos nas áreas de Logística, Psicologia, Direito, Marketing, Gestão de Pessoas, Financeira e outras se mostram necessários para administrar não só as competições, mas os clubes e as seleções! Os próprios clubes buscam, hoje, gestores para ocupar lugares de dirigentes eleitos para áreas técnicas, uma vez que existem prestações fiscais a serem compreendidas e praticadas. Basta citar o amadorismo de alguns clubes. O último relatório mostra uma lista de 20 clubes mais endividados do país, em que Botafogo e Fluminense lideram o ranking com dívidas superiores a 500 milhões de reais! Existe maior absurdo que o Flamengo, possuidor de uma das maiores torcidas do mundo, estar entre as primeiras colocações desta lista de devedores e protagonizar acontecimentos como o ocorrido no último mês com Assis, irmão do Ronaldinho Gaúcho?
Em via contrária, basta citar o Napoli que chegou a falir e disputar a 4ª divisão italiana. Neste ano, apesar de eliminado pelo Chelsea fez uma magnífica Copa dos Campeões e conquistou em maio a Copa Itália! Isso aconteceu, simplesmente, porque seu Presidente Aurélio de Laurentiis profissionalizou a “empresa”. Outro exemplo é o do Manchester United, equipe mais rica do mundo, com valor superior a 4 bilhões de dólares (o “falido” Napoli hoje figura como 20º na lista)! Isto sem falar em clubes de outros esportes como o do Los Angeles Dodgers (baseball) e do Miami Dolphins (futebol americano) que possuem valores neste patamar! No Brasil, Santos e Internacional (futebol) merecem reconhecimento. A área financeira do primeiro é gerida por um banco, inclusive! Um filme que ilustra bem esta nova necessidade de profissionais com formação ou capacitação técnica para o esporte é O homem que mudou o jogo, estrelado por Brad Pitt.
Outro entrave para o sucesso dos eventos esportivos no Brasil é a falta de proficiência em Língua Inglesa. Já sediamos o Pan Americano e agora vamos sediar a Copa do Mundo e a Olimpíadas e a dificuldade para a realização desses eventos continua sendo a de encontrar pessoas capacitadas para a área da comunicação.
                Lembrando que a discussão teve início quando alguém perguntou se Luxemburgo era formado ou não como treinador e alguém disse que sim, informando, ainda, que Luxemburgo formou-se em Educação Física em 1980. Quando se aposentou como jogador fez estágios até ser hoje um dos mais vitoriosos treinadores do mundo! Depois ele abriu um Instituto em parceria com universidades para ministrar cursos de treinadores dizendo "Você vê médico, advogado, engenheiro, dentista, todos eles com formação. O treinador de futebol também precisa de um diploma (...)”.
Atualmente, inúmeros ex-jogadores fazem cursos promovidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) através da Escola Brasileira de Futebol (EBF) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC). Um dos alunos foi o já aposentado Euler, “Filho do Vento”, que após o curso fez estágio no Palmeiras com o técnico Felipão. Ele enfatizou que, entre os cursos que já fez e ainda irá fazer, o de Psicologia do Esporte é muito importante porque segundo suas palavras, “Entender a cabecinha de atleta não é fácil”. Observe-se que Psicologia Organizacional é uma disciplina do curso de Administração, inclusive! Outro famoso é Leonardo, tetra campeão mundial é ídolo de grandes clubes do mundo. Atualmente é o Diretor Executivo do Paris Saint Germain e comanda, ainda, a Fundação Gol de Letra. Já trabalhou na Fundação Milan, pois havia feito o curso de Gestão Esportiva da FIFA em Milão.  Ele também foi colunista de jornais no Japão, da revista France Football e do jornal inglês Daily Telegraph. Caio Ribeiro, outro jogador atualmente trabalhando no Sportv, também se especializou em Gestão do Esporte. E o melhor exemplo para ser citado é o do técnico do Barcelona, Pep Guardiola que fez curso de técnico em 2006 na Escola Nacional de Futebol Espanhola, no subúrbio de Lãs Rosas e viajou para Argentina para aprender com aquele, que pra ele é o melhor treinador, Ricardo La Volpe, ex-treinador da seleção mexicana. No ano seguinte assumiu o Barcelona B e em 2008 passou a dirigir a equipe principal!
E mais importante, ainda, é perceber que os dirigentes também estão atentos a estes cursos! O Diretor de Futebol do Cruzeiro Alexandre Mattos tem graduação em Educação Física e em Administração (com ênfase em Gestão de Esportes) e um MBA em Gestão Esportiva pela prestigiada Fundação Getúlio Vargas. Exemplo seguido por diversos outros dirigentes como Eduardo Maluf e Marco Aurélio Cunha que também participam de inúmeros cursos. Maluf chegou a dar o seguinte depoimento: "Acho extremamente importante o curso de FPF na formação de profissionais num mercado tão carente como o mercado do futebol." Outros que atuam no esporte, que antes ou depois buscaram uma profissão e aliam as duas formações, podem ser citados como o treinador da seleção de vôlei Bernardinho que é Economista e atua, também, como palestrante motivacional para diversas empresas de grande porte. Tostão, o maior jogador da história de Minas, é medico e escritor, publicando livros e colunas nos principais periódicos do país.
Mas onde estudar? A Revisa Exame publicou que a Fundação Getúlio Vargas e a Fifa Alumni, uma entidade educacional da FIFA, realizaram no dia 16 de março um seminário sobre gestão esportiva. Além disso, foi lançado o curso de “Gestão, Marketing e Direito no Esporte”, desenvolvido por essas duas instituições e pelo Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), com sede na Suíça. O Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado de São Paulo, constantemente, promove cursos. Inúmeras universidades estão atentas a estas novas profissões, pois o mercado que remunera muito bem, cada vez mais necessita de profissionais capacitados.
Logo, a visão de que o “notório saber” ultrapassa aqueles que se capacitam já não encontra mais espaço nos dias atuais, porque aqueles que eram privilegiados e tinham visão de jogo e estratégias, assim como aqueles que criaram grandes clubes com paixão e entusiasmo estão sendo superados por aqueles que são remunerados para os cargos esportivos e têm os resultados como parâmetro para continuar exercendo a profissão!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home