Wednesday, July 11, 2012

A importância da Avaliação



Acabo de participar de uma avaliação in loco do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para renovação do reconhecimento dos cursos superiores da Faculdade na qual leciono. Este é um processo minucioso para verificar todo o corpo docente, o projeto pedagógico, infraestrutura, relacionamento da faculdade com a sociedade e outros fatores relacionados à educação, administração e gestão. Ele foi implantado pelo ex-ministro da Educação, Paulo Renato de Souza, no governo de Fernando Henrique Cardoso e corretamente mantido até hoje pelo atual governo federal. Considero este procedimento de grande importância para a melhoria da qualidade do ensino ofertado em nosso país.
Mas o que é avaliar? Avaliar, basicamente, consiste em verificar o atendimento dos requisitos necessários para certificação de um conhecimento transmitido ou o atendimento de parâmetros pré-estabelecidos para comprovação da qualidade esperada.
Em nosso país, antigamente, existia uma idéia equivocada de que avaliar é algo constrangedor e ineficaz. Felizmente, esse paradigma foi quebrado e os constantes exames aplicados às faculdades melhoraram a qualificação dos nossos estudantes, executivos e organizações. Sabemos que a avaliação está presente em todo tipo de situação, desde a formal com provas escritas até a informal como no futebol. Um time pode ter seu desempenho avaliado pela conquista de um título ou pelo seu rebaixamento para outra divisão e um executivo pode fazer jus a sua performance por meritocracia, recebendo bônus e outros benefícios ou, ao contrário disso, pode ser demitido da empresa na qual trabalha pela avaliação informal.
No que se refere à avaliação formal em educação no nosso país, o que mais passa despercebido são as avaliações de âmbito internacional. O projeto Pisa que é uma avaliação de rendimento escolar da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nos posiciona nas últimas colocações: essa é uma triste notícia!
O reflexo destes resultados sombrios é verídico ao constatarmos na prática a situação caótica dos nossos estudantes. O pior se dá quando o governo estadual ainda noticia que os alunos de Minas são os melhores do Brasil. Os resultados dos alunos da rede estadual de educação deveriam ser comparados aos dos principais países do mundo, já que todos nós queremos fazer do Brasil uma potência econômica, cultural e social. No entanto, continuamos a ter pequenas “ilhas do saber” que constantemente geram algum destaque acadêmico capaz de produzir proezas geniais e se destacar no mundo. Infelizmente, isso não resolve o nosso problema que é o de ter mão-de-obra qualificada como dínamo necessário para atender as empresas que precisam de profissionais para seu crescimento!
Para melhorar a educação é necessário, também, avaliar o conhecimento dos Professores, pois como brilhantemente escreveu o austríaco Peter Drucker, conhecido como o “Pai da Administração”, são os professores a principal ferramenta para melhoria do capital intelectual de um povo. No caso dos professores das instituições públicas de ensino, é importante ressaltar que antes de avaliá-los é dever do poder municipal, estadual e federal melhorar as condições de trabalho e proporcionar constantes treinamentos e cursos de capacitação para estes profissionais! Falo especificamente do poder público porque no setor privado, além da cobrança pesada por resultados, existe a consciência de que sem uma contínua melhoria das habilidades dos seus funcionários, a concorrência com a prestação de serviços e criação de produtos de outras empresas torna-se uma luta desigual! Como exemplo de prova disso é a coreana LG que, tendo a mesma estrutura e ferramentas no país de origem e no nosso, tem uma produção superior dos seus funcionários da Coréia do Sul.
Interessante é ressaltar que as principais empresas do mundo possuem universidades corporativas como a famosa Cotronville criada pela General Eletric e as que não possuem este know-how disponibilizam bolsas de estudo para graduação e pós-graduação para seus funcionários, avaliados por desempenho ou provas específicas.
Então, mais uma vez destaco a importância do contínuo processo de avaliação de conhecimentos, procedimentos e de instituições, pois ele incentiva a criação de rankings que alertam para a transparência profissional e ética na divulgação dos resultados gerados. Essa transparência contribui para diminuir as desigualdades do nosso país!
Aproveito para parabenizar a Faculdade de Sabará, da qual faço parte, pelo brilhante desempenho na avaliação do Ministério da Educação e Cultura que renovou o reconhecimento de seus cursos de Administração e Direito, comprovando assim o trabalho sério comandado pelo seu Reitor, Dr. Mário Guerra e pelo seu Vice-Reitor e Diretor Jurídico, Dr. Marcelino Guerra.

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