Wednesday, October 17, 2012

Como usar o esporte para ter um futuro brilhante


            Recentemente fui a uma feijoada no Olympico Club da Serra, um dos clubes esportivos mais importantes e tradicionais do nosso estado. Lá encontrei com meu amigo Alysson de Almeida Mohl e perguntei-lhe por que estava sumido. Ele respondeu dizendo que estava morando há três anos nos Estados Unidos, no Tennessee, cursando Universidade de Administração. Contou-me que, para ingressar nessa Universidade apresentou a ela um DVD mostrando suas jogadas de futebol e foi aprovado. Ainda, recebeu uma bolsa de estudos, ajuda financeira e moradia como incentivos para que nela permanecesse.
Atitudes como essa deste país, no qual tive a oportunidade, também, de morar, mostram por que representa a maior potência mundial! Enquanto jovens brasileiros são, algumas vezes, “incentivados” a abandonar os estudos até com frases de comerciais do tipo “vamos jogar bola”, as Universidades dos Estados Unidos captam jovens que praticam futebol, tênis, natação, golfe e outros esportes pensando no futuro profissional deles! Essas Universidades só têm a ganhar com a chegada de um atleta, pois irá representá-las em competições universitárias das quais participam. Mas é importante ressaltar que o objetivo dessas instituições não é formar atletas profissionais, haja vista a dura rotina de estudos e as notas dos atletas estudantes serem importantes para a permanência dos mesmos nesses programas. 
            Para se candidatar a uma bolsa de estudos nos Estados Unidos, o estudante não pode ser atleta profissional e não pode estar recebendo remuneração de qualquer clube no seu país de origem. Além disso, é pré-requisito que o interessado tenha obtido boas notas no Ensino Médio, tenha o certificado de Língua Inglesa Toefl e, ainda, participe do exame de nivelamento em Matemática plicado por algumas instituições. O interessado em trilhar este percurso vitorioso, que a final lhe dará um diploma universitário de altíssimo nível, deve saber que o poderá fazê-lo por diversos caminhos. Um deles é buscando o site da EducationUSA que tem o apoio do Bureau of Education and Cultural Affairs – ECA (http://www.educationusa.org.br), um dos canais de ligação dos Estados Unidos e países interessados em manter relações profissionais e institucionais entre si. O Brasil está entre aqueles que mais possuem estudantes bolsitas nos Estados Unidos, o que é um dado positivo!
            O reflexo do empenho dos Estados Unidos em Educação é demonstrado no quadro histórico de medalhas olímpicas que possuem, no qual estão colocados em primeiro lugar e no resultado da recente Olimpíadas de Londres onde aparecem, também, nas primeiras colocações. Isso mostra como a aliança entre Educação e Esporte pode contribuir para o destaque positivo e crescimento de uma nação!
            Então, se você tem habilidades esportivas e disposição para morar em outro país, esta é uma forma interessante de turbinar seucurriculum com um diploma que vai fazer toda a diferença para que tenha sucesso profissional!
            Em tempo: Assisti, recentemente, ao filme Capitães de Areia, livro escrito por Jorge Amado e de leitura obrigatória nas escolas, quando eu ainda era adolescente. Raras vezes um livro considerado excelente consegue ter o mesmo sucesso no cinema. Causou-me grata surpresa o êxito desse livro repetido nas telas. Assim como, os cineastas do filme italiano A vida é bela, ganhador do Oscar, conseguiram descrever o terror da guerra com poesia, os Diretores, Cecília Amado e Guy Gonçalves, do Filme Capitães de Areia transformaram a pobreza e o descaso que a sociedade tem para com as crianças e adolescentes em poesia! Um filme que teria tudo para ganhar um Oscar! Observa-se que, cada vez mais, o cinema nacional está melhorando sua qualidade! Essa é a minha dica do mês. Assistam, vale a pena!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home