Wednesday, May 22, 2013

Poderosas Organizações a serviço da Educação de Qualidade

                      Friso sempre que, a educação é o pilar mais importante para o desenvolvimento de uma nação e que é obrigação de todas elas zelar pela sua qualidade. Porém, muitas vezes, a educação é prejudicada por questões políticas, mesmo em nações desenvolvidas como os Estados Unidos que, além de brilhantes cérebros, não necessariamente americanos, possui as melhores universidades do mundo como Harvard, MIT, Stanford, Caltech e outras. Em contrapartida, Organizações não Governamentais contribuem com grande competência para melhorar o setor educacional em diversas partes do planeta.
                      Entre todas elas, a que tenho maior admiração é a Teach For América, criada por uma estudante de Relações Internacionais na Princenton University, Wendy Kopp, em 1989. Essa organização já teve a participação de 33.000 integrantes, recrutados de universidades de ponta, para atuarem no projeto durante 2 anos, tendo contribuído com o ensino de mais de 3 milhões de estudantes de escolas públicas de baixa renda. Conforme informado pelo site da TFA, no biênio 2012-13, mais de 10 mil professores atuam ensinando a 750 mil estudantes. Outra ONG interessante é a TheKhan Academy, criada por Salman Khan, que disponibiliza aulas gratuitas de várias disciplinas pela internet. O projeto teve início quando Khan, formado no MIT em Matemática, Computação e Engenharia Elétrica, gravou aulas de matemática e as disponibilizou na internet para ajudar sua prima, que vivia em outra localidade. Essa organização, hoje, tem como parceira em nosso país a Fundação Lemann, criada em 2002 por Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil, disponibilizando aulas do Ensino Médio traduzidas. No nosso país, O Instituto Ayrton Senna, criado em 1994 e presidido por sua irmã Viviane Senna, é outro projeto fantástico por contribuir com a melhoria da educação fornecendo serviços gratuitos de gestão do processo educacional para a administração pública. Ainda, mundialmente falando, podemos citar as valiosas  contribuições da Gates Foundation, comandada por Bill Gates e sua esposa Melina (atuando também na área de saúde) e da plataforma edX criada e administrada por Harvard e MIT contando, hoje, com a participação de inúmeras outras universidades de primeira linha como a Toronto University. As aulas disponibilizadas por essas universidades podem ser assistidas, gratuitamente, em português através do Veduca, portal criado pelo Engenheiro Carlos Souza. Esse portal possui mais de 5 mil aulas de 260 cursos. Finalizo citando o TED que trabalha disponibilizando, no seu site, palestras dos mais variados temas, ministradas por personalidades e profissionais renomados ou não. Inclusive com legendas em português!
                      Conforme o exposto, percebemos que cada um, a seu jeito, contribui para um mundo melhor buscando uma educação de qualidade. A nossa parcela de contribuição para esse setor, além de colocar o assunto em debate,  pode ser atuando diretamente ou fazendo doações para que esses abnegados e heroicos idealizadores continuem trabalhando em seus projetos de educação. Assim, contribuiremos para um mundo melhor! Encerro por aqui informando o site de todas as organizações citadas:

www.teachforamerica.org
www.edx.org
www.gatesfoundation.org
senna.globo.com/institutoayrtonsenna

0 Comments:

Post a Comment

<< Home