Tuesday, October 23, 2012

Uma escola chamada INTERNET


Até pouco tempo atrás, os alunos utilizavam as enciclopédias, que são inúmeros e grossos livros,  como recurso complementar para pesquisas e trabalhos escolares  ou, às vezes, corriam para uma biblioteca pública, quando se viam em dificuldade  para encontrar algum conteúdo desejado. Depois surgiram as enciclopédias em CD ROOM que contribuíram magnificamente para a pesquisa dos estudantes. Finalmente, o avanço da tecnologia da informação possibilitou que a INTERNET ganhasse corpo e os estudantes puderam contar  com a melhoria da infraestrutura de rede e velocidade de navegação para  absorverem todos os conteúdos disponíveis. Por isso, estudantes e pessoas comuns, sentados no conforto de seus lares, podem utilizar  ferramentas como o Google Earth para conhecer inúmeros lugares do planeta ou o Google Art Project para passear pelos mais famosos museus do mundo e, melhor ainda, sem custo.
            Com essa possibilidade  o Ensino a Distância, que é reconhecido pelo Ministério da Educação,  melhorou sua qualidade e vem sendo ofertado por diversas Universidades. Além disso, em qualquer área  que se possa imaginar, é incontável o número de cursos gratuitos disponíveis na rede. Há, desde cursos de Gastronomia e Turismo até cursos de Línguas! Imaginem, até para concursos públicos! Alguns, após avaliação do conteúdo ministrado, concedem certificados para os participantes, inclusive! Porém, pela variedade e opções disponíveis, saber escolher corretamente o curso mais interessante se torna uma tarefa árdua.
Portanto, meu conselho é dar preferência para cursos ministrados por alguma instituição renomada, não necessariamente de ensino superior, mas de credibilidade comprovada. Digo isso, porque é possível encontrar na INTERNET algumas instituições desconhecidas ou algum curso ministrado por professores que desconhecemos, mas que nos causam boas surpresas. Nesse caso, posso citar um que acompanhei para complemento do meu curso presencial de Inglês, ministrado por Mr. Duncan, um inglês que lecionou sua Língua por 4 anos  na China e oferece este curso gratuitamente na INTERNET. Outro caso emblemático é o do indiano Salman Khan, que disponibilizou na INTENET um vídeo de matemática para seus primos e acabou virando um sucesso. Hoje, ele possui um site renomado com diversos cursos, podendo ser acessado no endereço http://www.khanacademy.org/.  A Fundação Lemann, inclusive, passou a traduzir estes vídeos, disponibilizando-os como ferramenta para escolas públicas. Cito ainda o site da TED,  uma fundação americana sem fins lucrativos, que disponibiliza inúmeras palestras interessantes desde as de Bill Gates até as de Bill Clinton, além daquelas de diversos vencedores do Prêmio Nobel. Essas palestras podem ser acessadas no endereço http://www.ted.com/.  Ainda, até as prestigiadas Universidades de Harvard, Stanford e do MIT (Massachusetts Institute of Technology) criaram o curso EdX que é gratuito. Porém, se o interessado quiser receber dele um certificado, lhe será cobrada uma taxa. E, finalmente, o Portal Veduca, que pode ser acessado no link www.veduca.com.br, possui diversas aulas e palestras com legenda em Português. Basta ao interessado somente fazer um cadastro para usufruir gratuitamente de tal ferramenta. Um dia desses assisti, nesse portal, a uma aula magnífica do Dalai Lama sobre “Compaixão”, ministrada em Stanford.
            Portanto, não existe mais a desculpa do problema financeiro para deixar de estudar! Basta ter muita disciplina e perseverança. Basta acompanhar esta miríade disponível de cursos que contribuem para o engrandecimento cultural e profissional de cada um!
            Um abraço e boa navegação na rede!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home