Monday, March 18, 2013

Minhas mentirosas aulas de História


Recentemente, assisti ao incrível filme “Cidade Perdida”, lançado em 2005, que retrata a queda do governo Batista e a ascensão ao poder de Fidel Castro, dirigido e estrelado pelo famoso ator cubano Andy Garcia, que marcou seu nome na história do cinema mundial, atuando em o “Poderoso Chefão III”. Esse filme conta, na visão de um cubano, os absurdos praticados naquela época, sendo que inicialmente a intenção da revolução era justa! Porém, os revolucionários, logo que assumiram o poder, praticaram injustiças e imparcialidades contra seu próprio povo, ao ponto de matar e torturar! E, hoje todos sabemos como funciona a ditadura em Cuba, inclusive temos um exemplo com o jogador Leal, do vôlei do Cruzeiro, o qual tem dois filhos e não pode trazê-los para o Brasil e, nem sequer chegou a conhecer o recém-nascido! Vale destacar que nas competições internacionais, freqüentemente, atletas cubanos fogem das suas delegações, como aconteceu no Pan, realizado no Rio de Janeiro.
Por sorte, muitas notícias naquele país são conhecidas, pois são disponibilizadas para a comunidade internacional, pela blogueira Yoani Sánchez que, inclusive sigo-a no twitter e no facebook, que denuncia as arbitrariedades desta ditadura, hoje, comandada por Raul Castro! Ela, freqüentemente, é perseguida no seu país, inclusive foi torturada, mas continua lutando, bravamente, por uma Cuba livre! Um país com uma cultura fascinante, o qual admiro muito, apesar de esperar mais do seu povo, para combater o regime castrista!
Diante disso, penso como eram absurdas as aulas de História, em que os Professores narravam acontecimentos para suas classes retratando além das maravilhas de Cuba e Fidel, Che Guevara como um mártir, sendo que hoje sabemos o assassino cruel que realmente era! Stalin, líder soviético, também era outra personalidade venerada pelos Professores da minha época.
Um livro muito bacana para desmistificar e narrar os verdadeiros acontecimentos históricos é o “Guia Politicamente Incorreto da América Latina”, escrito por Leandro Narloch, Duda Teixeira e Luiz Felipe Pondé, que narra a trajetória de personalidades e sistemas como verdadeiramente deveriam ter sido ensinados!
Porém, por sorte, hoje a internet, possibilitou o acesso ilimitado à informação, que está disponível para todas as pessoas que podem questionar o que é ensinado em escolas e universidades, não tendo uma única fonte (no caso o Professor) como responsável por nosso conhecimento, como acontecia na minha época. Mesmo assim, freqüentemente, o governo brasileiro coloca assuntos do seu interesse, em questões de concursos públicos e avaliações como; o ENEM e o ENADE que confundem os candidatos com informações mentirosas e manipuladas.
Mas, cada vez que a educação avança, proporciona às pessoas um melhor desenvolvimento da sua capacidade crítica e analítica, evitando assim que fatos e histórias inexistentes sejam narradas por interesses ou ideologias, como foram semeadas por profissionais irresponsáveis da educação, que manipularam muitas e muitas gerações!
Deixo aqui meu mais rigoroso protesto pela forma como a citada, blogueira, cubana Yoani Sánchez foi tratada em visita ao nosso país, no final de fevereiro, tendo membros do governo federal participado de uma reunião na Embaixada Cubana, para apresentação de um dossiê patético contra ela, assim aqui que chegou, sendo, inclusive, covardemente agredida, por baderneiros que não respeitam a liberdade de expressão, esquecendo que vivemos em um país livre e democrático. Tudo isso, ocasionou o cancelamento de diversos eventos, como; o lançamento do seu livro. Àquele que não tivesse interesse em ouvir as palavras, da blogueira, bastasse não ter comparecido, para não escutar suas histórias.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home