Monday, December 17, 2012

Final de Ano – Novas resoluções?



Chega mais um final de ano e as férias se aproximam. Momento de descansar, comemorar as conquistas alcançadas e traçar novos objetivos para o ano seguinte. Para muitos de nós, trata-se de um momento de grande importância, pois é quando buscamos direcionar o futuro com base em uma escolha realizada. Esse futuro poderá trazer novos amigos, novos amores ou até mesmo uma mudança de cidade. Tudo depende das escolhas que fazemos.
         É óbvio que nem sempre devemos fazer nossas escolhas levando-se em conta apenas a possibilidade de “ganhar dinheiro”. Ao escolhermos uma carreira profissional, por exemplo, podemos nos sentir realizados em segmentos que não remuneram tão bem o profissional que nele atua. Mas isso é uma questão de prioridades. Por outro lado, se o quesito “remuneração” for o mais importante, o ideal é priorizar o investimento em uma carreira da área de exatas, em especial nos setores de energia, pois com o desenvolvimento do nosso país, esta é uma área que sempre irá ter grande demanda por profissionais altamente qualificados, sobretudo os formados em engenharia, que poderão atuar nas áreas de mineração, petróleo ou até mesmo aviação. Outros setores que sempre buscam mão de obra especializada são o financeiro, logística, comércio eletrônico e oceanografia, sendo este último um dos que mais necessitam de pessoas capacitadas, seja para a procura por novos poços de petróleo, seja para atuar na usina pesqueira.
Segmentos ligados à Administração de Empresas e Sustentabilidade também são interessantes, pois hoje as empresas precisam de funcionários ágeis, aptos para tomadas de decisões que melhorem seus resultados.
         Bom, mas se você já é graduado, sempre digo que é interessante manter-se atualizado, iniciando uma pós-graduação e aprendendo uma nova língua, principalmente inglês. Você poderá também estudar italiano se atua em empresas como a FIAT ou a TIM ou alemão, se atua em empresas como Volkswagen e Manesmann. Línguas diferentes do inglês são interessantes se você tem alguma ascendência familiar ou no caso de atuar em empresas que possuem as matrizes fora do nosso país. Para quem quer turbinar o curriculum, fica, então, minha dica para encarar um Mestrado, pois esta titulação irá proporcionar novas perspectivas, além de qualificá-lo melhor para o mercado!
         No mais, às vezes sua opção é só continuar a estudar algo com o intuito de não ficar parado. Aí sim, que tal dedicar-se a cursos de gastronomia, jardinagem, artesanato, aquarismo e esportes radicais como mergulho e paraquedismo?
            O importante é não ficar parado e continuar estudando e aprendendo novas coisas diariamente. Fico por aqui, deixando como minha dica o livro “A Felicidade”, escrito pelo sociólogo italiano Domenico di Masi (autor do Ócio Criativo) e o renomado fotógrafo Oliviero Toscani, que idealizou campanhas famosas e polêmicas da grife italiana Benetton.
         Então, pegue uma folha de papel e faça as resoluções do seu novo ano, dedicando-se para atingi-las.
 Bom natal e um Feliz Ano Novo para todos vocês e suas famílias, que me acompanharam durante todo este ano! 


0 Comments:

Post a Comment

<< Home